analytics

6.6.08

estratégias

thanks silver! here´s a scanned version:


grande Jean! acho possível encontrar uma estratégia, ou várias estratégias, que modifiquem a realidade do mercado para o produto nacional. é possível encontra-la pensando em grupo ou individualmente, o que não dá é executá-la sozinho. estratégias, principalmente as de mudança, precisam ser impregnadas nos players, que precisam entrar em ação pq a entendem e acreditam. sozinho, eu acho que não mudo nada.

acho que todos sabem que quadrinhos é mercado saturado e decadente. todo mundo segue o mesmo modelo, com pequenas variações, cujos players principais são: supers com marvel/dc, graphic novels, álbuns europeus, mangás. não é uma questão de estética, e sim de negócios. todos fazem as mesmas coisas, a concorrência briga pelos mesmos consumidores, a briga vira uma questão de "mais por menos", isto é, quem oferece mais (em vários sentidos: mais títulos, mais personagens, maiores sagas, arte mais foda, escritor mais seiláoque) pelo menor preço. O mercado encolheu ao longo dos anos. temos muitas editoras, muitos produtos, mas poucas vendas. Principais figuras culpam outros mercados etc etc. Não há novos consumidores, e estes estão envelhecendo.

enquanto isso, o quadrinho nacional luta. mas luta pra entrar nesse mesmo mercado, pra pegar esses mesmos consumidores. e aí a chance dele perder é enorme, pois não tem bala na agulha pra dar mais por menos. somos peixes querendo dar uma de tubarão no meio do oceano vermelho. não que seja impossível, claro, mas podemos ser mais inteligentes que isso.

primeiro passo é identificar a "matriz de valor" dos gibis, isto é, o que o mercado existente valoriza. depois procurar valores de outros mercados, e ver o que é possível eliminar nos gibis, o que é possível reduzir, o que é preciso elevar, e o que é preciso criar. pensar é uma coisa, vc sabe, executar é outra.

Pra entender melhor, peguei esse exemplo do livro do oceano, acho que cai como uma luva:

http://rodrigo-lalalalalala.blogspot.com/

e toma folhinha de rabisco












thank you folks and bye bye...

No comments: