analytics

29.6.07

buuummmmm


qual é o negócio do desenhista? é publicar o trabalho, seja em que mídia for. é assim q o desenhista ganha dinheiro, e na normalidade das coisas, também divulga o trabalho.
é por isso que publicar sem receber é um tiro na cara, um pulso cortado. receber em camisa ou em divulgação é ridículo.
eu poderia ir ao médico e pedir um tratamento grátis, em troca eu divulgaria a clínica do médico. eu poderia pegar um carro na loja, grátis, em troca rodaria por aí e todos veriam aquele carro.
mas isso, claro, não acontece.
se trabalhar por divulgação apenas virar praxe, todos vão oferecer trabalho em troca disso, e o desenhista vai trabalhar recebendo pra quem afinal?

a partir de agora não participo de mais de nada ligado diretamente a profissão que não pague, ou que pague menos que o justo. não participo de projeto, não participo de quadrinho ou antologia nem nacional nem gringa, não faço pinup, não faço capa nem cor de hq por merreca ou por "divulgação".

a chapa esquentou!

ps: acho que muita gente já conhece o awn, com banco de empregos e tal. e dentro do awn, o aidb, que lista estudios no mundo todo. let' go see the town!!

5 comments:

jeanokada said...

isso, sim, é que devia ser transformado em um movimento.

"projeto", agora, só faço o meu e olhe lá! se eu não me pagar, caio fora. =)

Anonymous said...

Cacildis!
Muito bom teu trampo! Muito, muito bom mesmo! Parabéns :)
Vai publicar essa HQ em algum lugar?

Carlos Brandino said...

Se o pessoal continuar a aceitar estes tipos de coisa, aí estamos todos ferrados. Porque pagar pra alguém se tem outros dez que não cobram nada?

Anonymous said...

Dê uma olhada no plot do novo filme do Spike Lee. AHAH!

http://www.estadao.com.br/arteelazer/cinema/noticias/2007/jul/03/204.htm

Anonymous said...

seu material é otimo, nãotem interesse de trabalhar (sendo pago, de verdade) com quadrinhos para os EUA?

dá uma olhada no nosso blog para ver quem somos e me dá um toque se interessar.

ps. vc tem razão, hj em dia nem relogio trabalha mais de graça, por que então nós teriamos que aceitar?