analytics

7.8.08

fica esperto

os quadrinhos parecem viver um novo "bum", ou pelo menos, está querendo. tem um monte de editora querendo publicar hqs nacionais, e isso é ótimo, se não se configurar num novo bum de micos, calotes e etc, coisa que, convenhamos, já aconteceu duzentelhésimas vezes.

fala-se das adaptações literárias pra lista de compras do governo. todo ano, o governo compra livros, a preço baixo, mas em grande quantidade, para distribuir pras escolas. isso não é novo, mas só agora as editoras querem emplacar quadrinhos também, munidas de um monte de teses, monografias e etc sobre como os quadrinhos são bons para fins didáticos.

porém, em seus contratos, algumas editoras colocam cláusulas para que não precisem pagar direitos aos autores caso o livro vá pra lista. e no caso dos desenhistas, é pior, pois tradicionalmente as editoras não consideram ilustrador como co-autor, e portanto pagam (geralmente mal) um valor pelas ilustrações e não pagam royalties de vendas, cabendo ao ilustrador negociar com o autor do texto uma porcentagem sobre os royalties dele.

então, meu amigo, minha amiga rabiscantes, fiquem espertos. se informem. entra aqui www.aeilij.org.br e invista seu tempo.

na ansiedade de publicar alguma coisa, muita gente faz besteira e paga uma de mané. leia o contrato. e também pense bem, vc precisa de uma editora?








No comments: