analytics

7.11.07

as parte






pro curso, desenhei bocas, narizes, orelhas, mãos, olhos. desenhar um pouco disso todo dia ajuda bastante. e eu estou orgulhoso das mãos.

na virada do ano eu não estava satisfeito com mãos. eu tinha passado o ano desenhando cabeças e corpos, numa folha de papel no cantinho do teclado, entre pequenos intervalos que eu dava a mim mesmo no trabalho. na produção acelerada de um desenho animado, desenha-se muito pouco. tudo era montado a partir de bibliotecas pré-desenhadas. umas 4, 5 árvores (na produção anterior, era 1 só, alguém notou??), umas pedras, uns matos, uns arbustos e toma free transform pra lá, hue saturation pra cá. fora que o layout era 3d, por exemplo num quarto de criança havia a base toda 3d renderizada cartum com luzes, cores e tal. a gente ajustava os tons, ajustava as linhas e colava elementos orgânicos como uma flor ou algo assim que no 3d não ficava bom.

enfim, as mãos. se não fosse aquelas folhinhas a4 dobradas no meio, eu tava perdido. eu estava bem com as cabeças e tal, mas não tinha nunca focado nas mãos. e elas tavam ruins, muito ruins. e sem identidade, o que me incomodava acima de tudo.

então, toma folhinha de mãos. sofri, fiquei puto, tive vontade de simplesmente copiar alguém. mas não sou assim, se tenho que aprender, tem que ser do básico mesmo. nunca olhar pra algum desenho e copiar pra aprender. sou contra isso demais, é um atraso e um vício a longo prazo. pode ser que no fim, o seu resultado pareça com o de alguém, mas isso acontece e acho muito bacana, é como se encontrasse um irmão perdido, uma alma gêmea no desenho.

como digo, nada disso vem naturalmente pra mim, cada desenho é uma briga desgraçada. o desenho pra mim só acontece no papel, não sou capaz de visualizar muita coisa antes, tem que ser construído no papel. por isso a cada dia parece que adiciono uma fase nova! agora já uso duas tonalidades de lapis azul, um grafite, uma arte final e 3 etapas de cor. eu realmente estou precisando me desburocratizar.....

---

vi surf's up inteiro. é um dos filmes com visual mais bacana que já vi. ótima direção de arte, ondas e água em geral são excelentes, uma enorme conquista técnica, talvez poderiam ser mais estilizadas, como a floresta, que pra mim deu um show também de formas, luzes, contatos, tudo muito bom. a animação está ótima também, algumas ótimas atuações. é bacana reparar nas animações de personagens secundários nas cenas, bem sutil.

mas cá pra nós, é realmente surfe no havaí. como carros é doutor hollywood. qual será o próximo hit da sessão da tarde a servir de inspiração pra filmes? tem muitos, curso de verão, príncipe em nova york... façam suas apostas!!

2 comments:

Carlos Brandino said...

Belos estudos.
Muito bom mesmo.

Rodrigo Soldado said...

valeu, brandino!