analytics

24.6.08

sobre rodas

obrigado pelos comentários, gente. essa é uma cena que me foi descrita pela minha senhora, aí eu dei uma viajada e ficou assim:



agora, vou viajar no digital. estava pensando que a música não migrou pro digital e está quase acabando com a midia física só pq é de graça. existem outros valores que foram agregados na experiência de consumo da música. compartilhar, encontrar coisas esquecidas, experimentar novas bandas, novos estilos, e claro, poder carregar milhares num aparelhinho do tamanho de uma borracha, podendo ter muitas opções pra ouvir no fone, no som do carro ou até num som de festa. pode comprar pelo cel tb.

ou seja, a experiência de consumir música(como produto de consumo mesmo), melhorou, ganhou, ficou maior. não estou falando dos ganhos dos artistas, claro, isso realmente é um problema.

levando pros quadrinhos. o quadrinho, como produto de consumo, melhorou com a era digital da internet? eu acho que não, à experiência de consumir hqs não foi agregado nada. só ficou de graça. os scans em sua maioria são de grandes editoras, material que vc poderia adquirir por um preço pouco mais alto.

a experiência de ler na tela não trouxe nada de mais além do baixo custo. não ficou mais confortável ler na tela, pelo contrário. não dá pra levar a lugar nenhum, e o esquema de ser uma página igual a de uma hq normal também não contribui, é preciso dar uma roladinha pra ver o finalzinho.

quadrinhos tipo tiras se dão bem. eles sempre foram gratuitos pois era atrelados a outros produtos, como o jornal. são de leitura rápida, casual, e estarem acessíveis na web faz com q um sujeito possa conferir no trabalho ou quando liga o pc. tiras podem ser transportadas pros cels e demais portáteis.

enfim. tava pensando só...

6 comments:

Anonymous said...

Olha, de certa forma eu discordo com você. Com os quadrinhos aconteceu a mesma coisa que com a música.

Você tem a liberdade de experimentar mais, de conhecer novos estilos, novos gêneros.

Se algo te agrada certamente você irá adquirir uma cópia, seja p/ referência ou por qualquer outro motivo.

A era digital rompe as barreiras, e com ela é possível p/ qualquer um mergulhar fundo no mundo dos quadrinhos, independente de difículdades físicas ou monetárias.

Só comentando mesmo.

Aliás, gostei muito do seu trabalho. Meus parabéns.

jeanokada said...

É, HQ acho que foi a única mídia beneficiada (ou não prejudicada) pela internet. Ouvir música na rede é uma coisa, ler uma HQ é completamente diferente. Na internet acho desconfortável ler qualquer coisa que não seja uma tira. Commaterial de vídeo, idem. Não sei se é assim com todo mundo, mas assim como eu não consigo ler HQs longas no pc, tb não consigo ver filmes longas-metragens no computador - só vídeos curtos. Parece que computador não foi feito pra essas coisas... Mas isso, claro, sou só eu.

Essa ilustração ficou muito bo, cara. Seu desenho tá cada vez melhor e mais pessoal.

Alan B. said...

Que ilustração linda. Tanto no sentido como em tudo, princípalmente nas cores.

Rodrigo Soldado said...

valeu galera!
mas acho q quadrinho perde sendo consumido no monitor. é que os passatempos coquetel, existem online de graça, mas fazer na revista é bem melhor, e a banca ta mais cheia do que nunca desses passatempos.

Léo said...

Tenho a impressão de que o quadrinho na net pulou direto para as animações. Ainda não experimentaram muito no quadrinho interativo que poderia ser o meio termo da coisa.

Rodrigo Soldado said...

leo> talvez, é uma questão difícil. ainda acho que o problema não é a mídia em si, mas como ela é comercializada e posicionada no mercado de entretenimento.