analytics

21.8.08

pesquisa de opinião - MUITO IMPORTANTE!

Hehe que tom alarmado. O negócio é o seguinte. Quero saber qual dessas opções de publicação de HQS ONLINE vocês mais curtem. Podem votar em:

1-Comicpress SIMPLES, representado por http://gibidosoldado.site88.net/. Aqui, a gente posta SÓ UMA página por vez, podendo ser uma página por dia. Vantagem: muito simples. Desvantagem: não pode publicar a história por capítulos, que faria mais sentido no estilo de hq que eu faço.

2-Wordpress (ou outra plataforma) com postagem de CAPÍTULOS, representado por http://www.freakangels.com/. Vantagem: tem tudo a ver com o tipo de quadrinho que faço, e mais simples do que a opção 3 (abaixo). Desvantagem: tenho que desenvolver o sistema pois ele não existe pronto. E isso custa um dinheiro bão.

3-Wordpress com ComicPress (ou outra coisa) + ISSUU, representado por http://gibilog.site40.net/. O ISSUU.com é tipo um youtube de publicações em pdf. Vc manda o pdf e rapidamente ele converte para que você possa ler num esquema bem legal e moderno, cheio de opções de navegação e totalmente customizável. Vantagem: é moderno, várias opções pra navegar e bem bacana, e promete melhorar; permite leitura em páginas duplas, coisa típica das hqs. Também fica exposta no ISSUU, podendo gerar leitores e visitantes a partir das comunidades de lá. Desvantagem: tem umas complicações quanto a integração disso no blog; utiliza um grande espaço em volta da página, tornando a mesma um tantinho menor que o ideal para leitura (embora esse seja um problema da HQ Rapadura Ranters que está sendo exibida, ela tem umas letras bem pequenas. no futuro, uma letra um pouco maior sanaria o problema). esse problema é totalmente sanado se vc expandir pro modo fullscreen, mas aí é um clique a mais. Outra desvantagem (ou vantagem, não sei), é que a hq fica hospedada no site do ISSUU, e pode ser arriscado o site terminar.

VOTEM!! eu to numa dúvida danada!!

e pra não ficar sem desenho, segue minha empreitada para re-incorporar a massa preta no meu desenho:


7 comments:

Anonymous said...

Cara, a segunda opção é possível com wordpress tb.

A única coisa q precisa ser criada é um template. Sim, vc tb teria q pagar, mas bem menos.

De que cidade vc é? Se for aqui do rio de janeiro posso indicar um cara de confiança e q não combra caro.

[]s

Unknown said...

Dae Rodrigo, beleza?
Kra eu acho que a possibilidade 3 é mais interessante... eu tbm não tenho muita base pra afirmar o pq, mas pelo o que tu explicou, me parece ser a melhor alternativa.

E quanto aos desenhos com massa preta. Ta foda!!!!

Daniel Pereira dos Santos said...

obs1. Tá cheio de santamariense por aqui. Juro q a culpa não é minha.
obs2. Mó comprometido esta tua enquete - tu gastou tres vezes mais espaço com a opção que tu quer... hehehe
obs3. HQ online é furada, já te disse isso, menino.
obs4. desenhar com mais áreas pretas é furada meu filho - tô te dizendo.
obs4. hã...
obs5. Obviamente a opção 2 é a melhor. E tu sabe. Casar isso com o wordpress - páginas x capítulos x navegação em posts. Tenho tudo esquematizado para fazer isso. O problema é que AGORA NÃO POSSO. Me dá 30 dias e tá na mão.

jeanokada said...

Decidir isso depende muito de como vc vai fazer a HQ, mas das opções que vc pensou eu acho que a 2 me parece a melhor, mais confortável pra ler. Pessoalmente, acho que o formato mais legal é do Jonny Crossbones (http://jonnycrossbones.com). É ComicPress, na página inicial ele coloca só uma das tiras do capítulo atual, e o link pra ler o capítulo todo numa outra página. Mas pra fazer isso precisa conhecer o código pra tirar a barra lateral do layout das páginas. É um formato que eu queria usar nos Exploradores, pra publicar em capítulos, e não em tiras. Mas essa opção só é viável quando o cara produz muito. Como minha produção é lenta, as tiras acabam sendo melhores porque assim dá pra atualizar com mais freqüência - e consequentemente, manter os leitores voltando 1 ou 2 vezes por semana, e não por mês. Mas vc desenha bem mais rápido que eu, então essa pode ser uma boa opção tb...

jeanokada said...

Eu testei o Issu e, cara, achei a navegação muito desagradável. Meio difícil de controlar.

Rodrigo Soldado said...

valeu pelas opiniões galera! eu arrumei uma pessoa para me ajudar com o site!

Daniel Pereira dos Santos said...

pode até não ser o que queiras - mas dá um bizu no fórum Quinto Mundo...