analytics

29.8.08

workshops

Obrigado pelos votos e opiniões, pessoal. Vou publicar como Freakangels. Ta decidido e viro essa página.

terça assisti, colado na mesa, o benício pintar. com 50 anos de profissão, é impressionante como ele vai direto na finalização, o domínio da técnica, na hora que ele pincelou e fez um nariz da pinup perfeitamente iluminado, eu bolei. tem muito, muito chão pra mim. não é o estilo que faço, pois ele é hiper realista, mas a noção de forma e luz que ele tem (além de finalizar super rápido), é algo que persigo e que me frustra todo dia. depressões artísticas a parte, não tem mágica, só com muita estrada e muito sangue é que vai acontecer.

outro workshop foi de quadrinhos, com os irmãos fabio e gabriel, que conhecia só de internet. o gabriel fez um desenho pro meu projeto A Carta, que, de um jeito ou de outro (do jeito bom, ou do jeito perrengue-dívidas), vai sair entre janeiro e março. é... quem viver, verá hehe. preciso virar essa página e tocar logo os outros projetos que comem meu cérebro de dentro pra fora. valeu gêmeos, foi legal o workshop!

my foreign friends i had the pleasure to watch master illustrator benício painting. Classic, realistic style. Awesome day. and the other day, i had a comics workshop with the twins fabio e gabriel winners of several eisner awards. another great day.

sábado vou a ao evento da abril para avaliação de portfolio. coisa triste, eu estou duro e não posso imprimir nem montar o portifa. sorte que posso levar digital. mas não é a mesma impressão (sacou, sacou?).

e seguem algumas imagens de conceito do curta rattus rattus, que já fiz vários storyboards, e acho que vai ficar muito bacana e muito lindo esse filme. essas cenas abaixo não vão acontecer:



21.8.08

pesquisa de opinião - MUITO IMPORTANTE!

Hehe que tom alarmado. O negócio é o seguinte. Quero saber qual dessas opções de publicação de HQS ONLINE vocês mais curtem. Podem votar em:

1-Comicpress SIMPLES, representado por http://gibidosoldado.site88.net/. Aqui, a gente posta SÓ UMA página por vez, podendo ser uma página por dia. Vantagem: muito simples. Desvantagem: não pode publicar a história por capítulos, que faria mais sentido no estilo de hq que eu faço.

2-Wordpress (ou outra plataforma) com postagem de CAPÍTULOS, representado por http://www.freakangels.com/. Vantagem: tem tudo a ver com o tipo de quadrinho que faço, e mais simples do que a opção 3 (abaixo). Desvantagem: tenho que desenvolver o sistema pois ele não existe pronto. E isso custa um dinheiro bão.

3-Wordpress com ComicPress (ou outra coisa) + ISSUU, representado por http://gibilog.site40.net/. O ISSUU.com é tipo um youtube de publicações em pdf. Vc manda o pdf e rapidamente ele converte para que você possa ler num esquema bem legal e moderno, cheio de opções de navegação e totalmente customizável. Vantagem: é moderno, várias opções pra navegar e bem bacana, e promete melhorar; permite leitura em páginas duplas, coisa típica das hqs. Também fica exposta no ISSUU, podendo gerar leitores e visitantes a partir das comunidades de lá. Desvantagem: tem umas complicações quanto a integração disso no blog; utiliza um grande espaço em volta da página, tornando a mesma um tantinho menor que o ideal para leitura (embora esse seja um problema da HQ Rapadura Ranters que está sendo exibida, ela tem umas letras bem pequenas. no futuro, uma letra um pouco maior sanaria o problema). esse problema é totalmente sanado se vc expandir pro modo fullscreen, mas aí é um clique a mais. Outra desvantagem (ou vantagem, não sei), é que a hq fica hospedada no site do ISSUU, e pode ser arriscado o site terminar.

VOTEM!! eu to numa dúvida danada!!

e pra não ficar sem desenho, segue minha empreitada para re-incorporar a massa preta no meu desenho:


18.8.08

Gibi do Soldado - Isn't that special?

Galera, criei um novo blog, usando o comicpress, para colocar meus quadrinhos, começando pelos antigos (2002), pretendendo ir até os novos e - tomara - os inéditos.

É o Gibi do Soldado http://gibidosoldado.site88.net/

Ainda sem design e no esquema de uma página toda segunda, quarta e sexta, a estréia é com Rapadura Ranters, hq de 2002, com 72 páginas coloridas. É uma hq datada, tanto em arte quanto na escrita (é muito doido reler nossas coisas antigas), vai ser bom para ir ajeitando o blog e parar essa procrastinação que vivo. Depois, algumas historinhas curtas, e outras maiores.

Ao todo devo ter umas 150 páginas de quadrinhos, então nesse ritmo de atualização vocês terão 1 ano de leitura garantida!

Gostaria que comentassem os quadrinhos, o feedback é sempre importante pra gente melhorar. Queria continuar essas hqs um dia, alguns conceitos me agradam bastante.



em tempo, esse blog aqui não vai morrer tão cedo! só quando a profecia se concretizar e eu virar milionário!

12.8.08

two images from the short rattus rattus i'm working on. first is a concept board of a street, from old rio. i don't think it's going to appear in the movie, will see.
second is a storyboard panel. i'm doing a preliminary character design at the same time i'm boarding.
as olimpíadas seguem com os brasileiros tímidos. nosso país não investe em educação e também não investe em esporte, por isso é bom esses pan americanos pra levantar a moral dos nossos atletas, pq na olimpíada o bicho pega.

o bicho pega também na geórgia. enquanto na china se combate de mentirinha, lá o o combate é de verdade.

a china tem um governo totalitário, se eu fosse chinês talvez este blog seria censurado caso eu dissesse coisas ruins do governo. o brasil quer ser igual, desmata a amazônia e juízes puxa sacos mandam censurar blogs que falam mal de políticos, como no caso do josé "XÔ" sarney. nosso país é cheio de merda, mas é difícil não gostar daqui.

tenho feito várias coisas picadas. além do curta do rattus, terminei a storyline da hq até o momento batizada de "vetor f", com talvez um subtítulo "e os deputados heróis". ???. pois é. nesse quadrinho, pretendo mostrar o quanto nossos políticos são injustiçados, pois secretamente o governo brasileiro é o melhor do mundo. como isso é possível? leia a hq! (se sair um dia!!).

também estou no meio da storyline "Asa", seguindo minha linha de hqs históricas. conta a história de um sujeito que descobre ser uma asa. ele acaba lutando a 2a guerra, parte do 1o grupo de aviação de caça, da FAB. está faltando muita pesquisa ainda, por isso essa anda devagar.

ao mesmo tempo, luto para fazer uma "boneca" decente de "a carta" para apresentação nas reuniões com patrocinadores. decidi fazer um print on demand, mas aqui no brasil esse serviço está muito, muito caro. vou fazer lá fora, ou no ka-blam.com ou do lulu.com. estou dependendo apenas de uma resposta do ka-blam sobre uma dúvida técnica.

e ainda fico fuxicando livros e revistas de negócios. é incrível o quanto gosto dessa leitura e como está repleta de exemplos que poderiam ser seguidos pelos quadrinhos. vc aprende que não existe essa de crise, competição, preconceito (e outras crenças que parecem que só os quadrinhistas tem) e que as dificuldades são iguais para todos, tá ruim pra todo mundo, amizade! mas tudo pode ser enfrentado com estratégia e planejamento, além de uma grande dose de coragem e vontade de fazer diferente.

7.8.08

fica esperto

os quadrinhos parecem viver um novo "bum", ou pelo menos, está querendo. tem um monte de editora querendo publicar hqs nacionais, e isso é ótimo, se não se configurar num novo bum de micos, calotes e etc, coisa que, convenhamos, já aconteceu duzentelhésimas vezes.

fala-se das adaptações literárias pra lista de compras do governo. todo ano, o governo compra livros, a preço baixo, mas em grande quantidade, para distribuir pras escolas. isso não é novo, mas só agora as editoras querem emplacar quadrinhos também, munidas de um monte de teses, monografias e etc sobre como os quadrinhos são bons para fins didáticos.

porém, em seus contratos, algumas editoras colocam cláusulas para que não precisem pagar direitos aos autores caso o livro vá pra lista. e no caso dos desenhistas, é pior, pois tradicionalmente as editoras não consideram ilustrador como co-autor, e portanto pagam (geralmente mal) um valor pelas ilustrações e não pagam royalties de vendas, cabendo ao ilustrador negociar com o autor do texto uma porcentagem sobre os royalties dele.

então, meu amigo, minha amiga rabiscantes, fiquem espertos. se informem. entra aqui www.aeilij.org.br e invista seu tempo.

na ansiedade de publicar alguma coisa, muita gente faz besteira e paga uma de mané. leia o contrato. e também pense bem, vc precisa de uma editora?